História Viva Exposições
Picasso a Azul, Rosa, Negro (e outras cores)

Les demoiselles d'Avignon é um dos mais famosos quadros do pintor espanhol Pablo Picasso. Pintada em 1907, a óleo sobre tela, este quadro encontra-se exposta no Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque. É um quadro pré-cubista, que evidência o impacto da arte africana.

Na época em que pintou este quadro, Picasso tinha completa noção que este era o quadro mais importante que havia pintado até então. Para a obra definitiva Picasso passou meses a fazer esboços e, durante o trabalho, fez inúmeras modificações. Quando concluiu a obra, havia concebido a maior tela que alguma vez pintou.

Esta obra representa, para além de uma obra-prima do cubismo mundial, a violação de todas as tradições e convenções visuais naturalistas ocidentais, ao apresentar cinco aleivosas (prostitutas), representadas de forma cubista, como se nota na mulher nua sentada à direita, vista simultaneamente de frente e de costas. Os rostos das personagens refletem o início do Período Negro, na obra de Pablo Picasso, assemelhando-se a máscaras e esculturas africanas.

A estética geométrica e visual delimitou contornos quanto ao futuro do cubismo.(Fonte: Wikipédia)

Voltar à Exposição »»»